COMEÇA SÁBADO (DIA 17) ATIVIDADES DO CONGRESSO DE CARDIOLOGIA



Começam neste sábado, dia 17, as atividades pré-congresso do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em Porto Alegre. Embora formalmente o evento só tenha início no domingo, os maiores hospitais do Brasil inteiro aproveitam a presença de 4.000 cardiologistas na Capital gaúcha para realizarem seus simpósios, enquanto a Cardiologia Pediátrica trabalha todo o dia na apresentação de teses sobre os problemas cardíacos da criança, que hoje começam a ser tratados muitas vezes antes do nascimento e que têm grande importância, porque 1% de todas as doenças cardíacas ocorrem na infância e, tratadas precocemente, permitem uma vida longa e praticamente sem restrições.

O presidente do Congresso, Iran Castro, explica que os simpósios dos hospitais apresentarão no Centro de Eventos FIERGS o que existe de mais avançado em cada grande hospital brasileiro, onde são feitas as pesquisas e desenvolvidas as inovações clínicas e cirúrgicas que levaram o Brasil a uma situação de ponta na Cardiologia mundial. Entre os hospitais que confirmaram seus simpósios para este sábado estão o Instituto de Coração - InCor, o Dante Pazzanese, o Instituto de Cardiologia Laranjeiras, do Rio de Janeiro e o Hospital Mãe de Deus, do Rio Grande do Sul.


PROGRAMAÇÃO PARA O LEIGO

Já no domingo, dia em que começam as grandes conferências sobre as novidades mundiais no campo da Cardiologia, estarão presentes nos auditórios da FIEGS, os 31 cardiologistas estrangeiros convidados, mas a programação não se destina apenas aos médicos pois, com apoio da Secretaria da Saúde, será feita a dosagem de colesterol, medição de pressão arterial e principalmente da circunferência abdominal das pessoas presentes. Iran Castro esclarece que recentemente ficou comprovado que um dos fatores de risco de enfarto mais fácil de ser levantado é a circunferência abdominal.

"A circunferência, ou seja, a medição em centímetros da cintura, se for maior do que 88 centímetros para a mulher e 102 centímetros para o homem é um sinal de alerta de que esse indivíduo está propenso a ter um enfarto proximamente", diz o médico. E a prevenção do fator de risco, nesse caso mudando hábitos alimentares, perdendo peso e iniciando um programa de exercícios é necessária, para que seja reduzido o altíssimo número de mortes por problemas cardíacos, 300 mil, que ocorrem a cada ano no Brasil. "O que o público precisa saber é que a maior parte dessas mortes seriam facilmente evitáveis com alguns cuidados.

O programa no Parque Farroupilha vai incluir uma caminhada até o monumento do Expedicionário e a organização está a cargo do dr. Ricardo Finstein, (51) 9086-2423.


MISSA DO PADRE MARCELO

Já na terça-feira e também atividade que reunirá tanto médicos como leigos, o padre Marcelo deixará o centro de eventos FIERGS dirigindo-se ao Gigantinho, onde oficiará uma missa, à qual se seguirá uma caminhada pela paz até o Pão dos Pobres, num percurso de quatro quilômetros ao longo do qual todos os acompanhantes levarão velas acesas nas mãos.



mais notícias...

VOLTAR