Notícias

Home

Apresentando novo curso de treinamento em emergĂȘncias cardiovasculares 100% brasileiro

Depois de mais de 16 anos utilizando os cursos já consagrados, porém importados, da American Heart Association (ACLS e BLS), a Sociedade Brasileira de Cardiologia desenvolveu um curso próprio, voltado para as reais necessidades brasileiras.

O Teca - Treinamento em Emergência Cardiovascular Básico e Avançado - desenvolvido no Brasil e adaptado às peculiaridades locais foi desenvolvido na SBC por Manoel Canesin e Sérgio Timerman, qe foi apresentado no 67º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Recife. A criação de um modelo próprio, que substitua o BLS e o ACLS da American Heart Association, que custa royalties, foi decisão da Diretoria, pois a situação e as necessidades de ensino cardiovascular de emergência brasileiro diferem da encontrada no exterior. "Aqui, um dos nossos grandes problemas é o tempo extremamente longo entre a ocorrência cardíaca e o atendimento", diz Canesin, o que torna vital que as equipes de resgate, como do Samu, tenham treinamento para manter a vida até que o paciente seja levado a um serviço capacitado.

O curso inclui capacitação para atender parada cardiorrespiratória, AVC, insuficiência coronariana aguda, arritmias e insuficiência cardíaca descompensada. O objetivo é incluir treinamento das situações pré, intra e pós-parada cardiorrespiratória como um todo. O treinamento será feito com manequins de simulação, utilizando as melhores tecnologias disponíveis em ensino baseado em simuladores. O objetivo da SBC é iniciar uma grande campanha para a multiplicação dos treinamentos, oferecendo o curso para os profissionais de saúde dos três níveis de governo, hospitais privados e leigos.

 

 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2012 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br