Prêmio é importante pois atesta que trabalho foi considerado como um dos melhores dentre aproximadamente mil pesquisas apresentadas.
O sistema de submissão eletrônica de Temas Livres foi reformulado, a comissão julgadora, renovada e a premiação dos melhores trabalhos incluirá prioridade de publicação nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
As inovações foram anunciadas pelo coordenador de Temas Livres, Pedro Beraldo de Andrade, que informou também que, desde 9 de janeiro de 2012, os trabalhos estão sendo recebidos pelo portal www.cardiol.br: “Almejamos alcançar a marca de um milhar de temas livres até 9 de março, quando se encerra o prazo para envio e se inicia o processo de avaliação”, explica ele.
Os 32 trabalhos com maior média final concorrerão aos prêmios Jovem Investigador e Melhor Pesquisa Clínica. Esses Temas terão destaque superlativo quando da exposição no evento e os prêmios para as duas melhores pesquisas em cada categoria serão anunciados no “Jantar do Presidente aos Palestrantes”.
Beraldo conta que os autores dos Temas mais bem pontuados pela Comissão Científica serão convidados a publicar sua pesquisa nos Arquivos, para o que terão prioridade (fast track). O incentivo decorre do entendimento de que os Temas livres configuram-se em atividade primordial para o compartilhamento do saber, de experiências e aprimoramento.