Notícias

Home

Estudo PRATO-ACS: a rosuvastatina na prevenção da nefropatia induzida pelo contraste
fast loans for every one
lo

Autor: Dr. Bruno Paolino

Resumo: A Dra. Anna Toso, do Misericordia e Dolce Hospital, em Prato, na Itália, apresentou os resultados do estudo PRATO-ACS no congresso da American College of Cardiology de 2013, em São Francisco. Neste estudo, o uso da rosuvastatina precocemente e em altas doses foi significativamente melhor que o placebo para a prevenção de nefropatia induzida pelo contraste (NIC) em pacientes portadores de síndrome coronária aguda sem supradesnivelamento do segmento ST (SCASSST).

Introdução: Pacientes portadores de SCASSST são de alto risco para NIC e, com o aumento das indicações de estratificação invasiva e de tratamento percutâneo das, essa complicação é a cada dia mais frequente. Algumas medidas de prevenção renal, como a N-Acetlcisteína, foram testadas previamente sem sucesso. Devido ao componente inflamatório da NIC e a ação pleotrópica anti-inflamatória das estatinas, tem sido aventada a hipótese da ação nefroprotetora desta classe de drogas em pacientes submetidos à estratégia invasiva de estratificação e tratamento.

Objetivo: Avaliar a ação de doses altas de estatinas na prevenção de NIC em pacientes portadores de síndrome coronária aguda com indicação de estratificação ou tratamento percutâneo.

Metodologia: O estudo PRATO-ACS foi um ensaio clínico randomizado duplo-cego placebo controlado que incluiu 504 pacientes portadores de SCASSST indicados para a estratégia invasiva precoce e virgens de tratamento com estatinas. Os pacientes foram randomizados para receberem 40mg de rosuvastatina (grupo estatina) ou placebo (grupo controle) na admissão na unidade coronáriana. O desfecho primário do estudo foi a NIC, definida por um aumento de 25% ou de 0,5mg/dL dos níveis séricos de creatinina nas 72 horas após a intervenção percutânea. Uma análise de subgrupo foi realizada com pacientes considerados de alto risco para NIC. Eventos clínicos adversos – morte, diálise, IAM, AVC ou lesão renal permanente – foram avaliados em 30 dias.

Resultados: A taxa do desfecho primário foi significativamente menor no grupo estatina, quando comparado ao grupo controle (6,7 vs 15,1%, respectivamente; OR 0,38; IC 95% 0,20-0,71; p=0,003). Na análise de subgrupos de alto risco, a rosuvastatina foi mais eficaz que o grupo controle em pacientes com clearence de creatinina < 60 mL/min (OR 0,36; IC 95% 0,15-0,87; p=0,024), perfil clínico de alto risco (OR 0,44; IC 95% 0,23-0,86; p=0,017) e os submetidos à angioplastia (OR 0,41; IC 95% 0,19-0,89; p=0,024). A incedência de eventos clínicos adversos em 30 dias foi menor no grupo estatina (3,6% vs 7,9%; p=0,036).

Conclusão: A rosuvastatina em altas doses foi eficaz em prevenir a NIC em pacientes virgens de tratamento com SCASSST em estratégia invasiva precoce. Além disso, a rosuvastatina foi associada a menores taxas de complicações clínicas sérias associadas à intervenção percutânea.

Perspectivas: Neste estudo bem conduzido e com resultados inequívocos, a rosuvastatina em doses altas foi associada a menores taxas de NIC e melhores desfechos clínicos em pacientes com SCASSST tratados estratificados invasivamente. Os benefícios foram ainda maiores em pacientes com maior risco para NIC. Os resultados são pertinentes com a fisiopatologia da SCA e da NIC, onde a inflamação tem papel relevante, e com os mecanismo de ação ligado às propriedades anti-inflamatórias das estatinas e com a rosuvastatina em particular. As tentativas frustradas de tratamento da NIC magnitude do benefício fazem com que o estudo tenha destaque entre os estudos da área.

Recomendadas independentemente dos valores de colesterolemia dentro de 1 a 3 dias da admissão com SCA pelas diretrizes atuais, as estatinas tem a recomendação antecipada para o mais rápido possível. Resta saber se o benefício pode ser extendido às outras estatinas e se doses menores também podem ser utilizadas. O estudo PRATO-ACS abre uma nova área para ensaios clínicos randomizados.

website website will my husband cheat
meet and cheat women cheat because types of women who cheat
men who have affairs link why do wifes cheat
my husband almost cheated on me reasons why women cheat wifes that cheat
how do i know if my wife has cheated go why women cheat on their husbands
women who cheat on their husbands click my husband cheated on me
read here my wife emotionally cheated on me all wife cheat
website unfaithful wives husband cheat
women cheat because all wife cheat how to cheat on husband
website click medical abortions

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2013 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br