Artigos Científicos

Home

MADIT-CRT: A ressincronização cardíaca no tratamento da insuficiência cardíaca oligossintomático

Autor: Dr. Antonio Bacelar

A insuficiência cardíaca é uma doença de grande prevalência em todo o mundo e seu tratamento constitui um grande desafio por sua gravidade, principalmente em estágios mais avançados. Assim, esforços têm sido feitos para se desenvolver novas intervenções que possam ter um impacto sobre a mortalidade desses pacientes. O estudo multicêntrico MADIT-CRT, publicado em 2009 no New England Journal of Medicine, demonstrou que pacientes com insuficiência cardíaca leve (NYHA CF I ou II) e fração de ejeção ≤ 30% com QRS ≥ 130mseg tiveram benefício da terapia de ressincronização cardíaca (TRC) associada a implante de cardiodesfibrilador (CDI) com redução de 44% da taxa de eventos cardiovasculares em 2,4 anos de seguimento. O objetivo do análise atual de longo prazo foi verificar se a melhora da sobrevida se manteria após um seguimento de 7 anos.

No seguimento de 7 anos, o desfecho primário de mortalidade por todas as causas em portadores de bloqueio de ramo esquerdo (BRE) foi atingido por 29% dos pacientes que receberam CDI isolado e 18% dos pacientes que receberam CDI com TRC (HR 0,59; IC95% 0,43 - 0,80; P<0,001). As taxas de sobrevida em 5 e 7 anos foram de 90% e 80%, respectivamente. O numero necessário para tratar (NNT) foi de 8.

 A taxa de eventos de insuficiência cardíaca também foi significativamente menor em pacientes que receberam TRC com CDI (HR 0,38; IC95% 0,30 - 0,48; P<0,001). Não houve diferença significativa no beneficio da TRC em relação à causa da insuficiência cardíaca, o sexo do paciente ou a duração do QRS. Ao contrário, em pacientes que não apresentavam BRE, houve um aumento da mortalidade a longo prazo (HR 1,57, IC95% 1,03 - 2,39: P=0,04) e um risco mais elevado de taquiarritmias ventriculares. Uma explicação para estes achados é que a ativação elétrica na parede ventricular de pacientes que não apresentam BRE é mais heterogênea, podendo promover uma discrepância na onda de ativação induzida pelo marcapasso.

Este foi o primeiro estudo a demonstrar que em pacientes com insuficiencia cardiaca leve, disfuncao ventricular e BRE, a TRC precoce  foi associada a uma melhora significativa na sobrevida a longo prazo.

go why do married men cheat on their wives women who cheat
why do wifes cheat my boyfriend cheated on me quotes when women cheat
my boyfriend cheated on me with my mom will my husband cheat again link
women want men how to cheat on wife read
women who cheat on their husbands click my husband cheated on me
infidelity open link
what to do when husband cheats click reasons people cheat
website unfaithful wives husband cheat
most women cheat click here husband cheated
how can people cheat go women affair
hidden cell phone spy app tracking app for android free spyware download for android

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br