Artigos Científicos

Home

STAMPEDE: Cirurgia bariátrica é melhor que tratamento clínico para pacientes obesos com DM2

Menos de 50% dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) atingem controle glicêmico adequado com a terapia medicamentosa. Estudos observacionais mostraram melhora do controle glicêmico com cirurgia bariátrica, que também ajuda além a controlar outros fatores de risco cardiovascular. O efeito a longo prazo da cirurgia bariátrica sobre o controle glicêmico em pacientes com DM2, no entanto, não é conhecido.

O STAMPEDE foi um estudo randomizado, unicêntrico, aberto, onde foi avaliada a eficácia da cirurgia bariátrica (gastrectomia em Y de Roux ou gastrectomia tipo sleeve) associada à terapia medicamentosa em comparação ao tratamento farmacológico isolado. O desfecho primário do estudo foi a proporção de pacientes com nível de hemoglobina glicada (HbA1c) ≤ 6% em 3 anos de acompanhamento. Os pacientes foram randomizados em 3 grupos de 50 pacientes (terapia medicamentosa isolada, gastrectomia em Y de Roux e gastrectomia tipo sleeve).

Dos 150 pacientes, 91% completaram 3 anos de acompanhamento. A proporção de pacientes que atingiram a meta primária (HbA1c ≤ 6%)  foi de 5% no grupo medicamentoso, 37,5% no grupo Y de Roux (p<0,001) e 24,5% no grupo sleeve (p=0,012).  A cirurgia bariátrica também foi mais efetiva em reduzir o IMC (p<0,001), o uso de insulina, assim como o número de medicações cardiovasculares.

Os autores também demonstraram uma melhora na qualidade de vida relacionada a aspectos físicos e mentais no grupo cirurgia, enquanto houve piora desses índices nos pacientes que receberam tratamento medicamentoso isolado.

A taxa de reoperação foi de 4% e a incidência de complicações gastroinstestinais foi de 26% no grupo bypass gástrico e de 4% no grupo sleeve.  Não houve óbitos ou complicações com risco de vida.

Em pacientes obesos com diabetes tipo 2, a cirurgia bariátrica foi superior ao tratamento medicamentoso isolado para o controle glicêmico adequado, assim como no controle de componentes da síndrome metabólica.

Esse foi o primeiro estudo randomizado a confirmar o benefício a longo prazo da cirúrgica bariátrica no controle do diabetes, incluindo altas taxas de remissão do DM2 (35% no grupo bypass gástrico e 20% no grupo sleeve) e melhora importante da qualidade vida.

Novos estudos são necessários para avaliar o impacto da cirurgia bariátrica na redução de eventos cardiovasculares, principal causa de morte entre os diabéticos.

Dessa forma, podemos considerar a cirurgia bariátrica como um estratégia terapêutica eficaz no controle de pacientes obesos (IMC >30 Kg/m2) com DM2.

go why do married men cheat on their wives women who cheat
percent of women that cheat when married men cheat men having affairs
men who have affairs link why do wifes cheat
my boyfriend cheated on me with my mom will my husband cheat again link
signs of infidelity infidelity in marriage the unfaithful husband
my wife cheated now what why husbands cheat will my husband cheat again
read redirect why husband cheat
what to do when husband cheats redirect reasons people cheat
most women cheat how to cheat wife
reasons wives cheat on husbands what is infidelity wife cheated on me
abortion milwaukee how much does abortion pills cost cost of abortion pill without insurance
I cheated on my wife why wife cheat what makes a husband cheat

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br