Artigos Científicos

Home

TOTAL: angioplastia primária com ou sem trombectomia de rotina – um ensaio clínico randomizado

Dr. Humberto Graner Moreira

Durante a intervenção coronária percutânea (ICP) primária, a trombectomia manual poderia reduzir a embolização distal e, assim, melhorar a perfusão microvascular. Pequenos estudos têm sugerido que a trombectomia melhora desfechos substitutos e clínicos, mas um grande estudo prospectivo - o estudo TASTE - reportou resultados conflitantes.

O estudo TOTAL foi um ensaio clínico randomizado, multicêntrico, controlado, aberto, que incluiu pacientes com infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCEST) submetidos à ICP primária para uma estratégia de trombectomia manual pré-angioplastia de rotina contra ICP isoladamente. O desfecho primário foi um composto de morte por causas cardiovasculares, infarto do miocárdio recorrente, choque cardiogênico, ou insuficiência cardíaca NYHA classe IV no seguimento de 180 dias. O desfecho de segurança foi acidente vascular cerebral em 30 dias.

A população de pacientes incluída tinha idade média de 61 anos, 78% eram homens, 50% hipertensos, 45% tabagistas, e 18% diabéticos. O desfecho primário ocorreu em 347 dos 5.033 pacientes (6,9%) no grupo trombectomia contra 351 de 5030 pacientes (7,0%) no grupo ICP isolada (HR 0,99; IC 95% 0,85-1,15; p=0,86). As taxas de morte cardiovascular (3,1% com trombectomia vs. 3,5% com ICP isolada; HR 0,90; IC 95% 0,73-1,12; p=0,34) e o desfecho primário associado a trombose do stent ou revascularização do vaso-alvo (9,9% vs. 9,8%; HR 1,00; IC 95% 0,89-1,14; p=0,95) também foram semelhantes. Surpreendentemente, a incidência de AVC em 30 dias ocorreu em 0,7% no grupo trombectomia contra 0,3% no grupo ICP isolada (HR 2,06; IC 95% 1,13-3,75; p=0,02).

Os autores concluíram que em pacientes com IAMCEST submetidos à ICP primária, a trombectomia manual de rotina não reduziu o risco de morte cardiovascular, infarto do miocárdio recorrente, choque cardiogênico ou insuficiência cardíaca classe funcional IV no prazo de 180 dias, mas foi associada a um aumento da taxa de acidente vascular cerebral no prazo de 30 dias.

Perspectivas:
A trombectomia foi idealizada com o objetivo de reduzir a embolização distal e melhorando a perfusão microvascular. Após a publicação do estudo TAPAS, unicêntrico, com pouco mais de 1.000 pacientes, ter apontado redução de mortalidade com a trombectomia, as diretrizes subsequentes passaram a recomendar a trombectomia manual de rotina, e seu uso cresceu rapidamente na prática clínica. No entanto, após o TASTE, um grande ensaio clínico randomizado baseado em registro que incluiu mais de 7.000 pacientes, ter demonstrado que a trombectomia de rotina não adicionou benefício clínico nesses pacientes, o papel desse procedimento pré-angioplastia primária foi questionada. E o estudo TOTAL, o maior ensaio clínico randomizado até o momento que avaliou a trombectomia, corrobora os dados do TASTE.

Adicionalmente, observou-se maior taxa de AVC no grupo que realizou a trombectomia. Meta-análises anteriores já haviam sugerido um aumento do risco de AVC com trombectomia, o que foi confirmado nesse estudo. Por outro lado, o achado de que a maior incidência de AVC não está relacionada apenas ao procedimento, mas continua a aumentar entre 30 e 180 dias não pode ser facilmente explicada, não podendo descartar um efeito de chance.
Por fim, até o presente momento, as evidências acumuladas não sugerem o uso da trombectomia manual de rotina em pacientes com IAMCEST encaminhados para angioplastia primária.

husband cheated what makes people cheat looking for affair
go women cheat on their husbands open
reasons wives cheat on husbands what is infidelity wife cheated on me
website i pill medical abortions
I cheated on my wife why wife cheat what makes a husband cheat
cheater open my wife cheated
salazopyrin overdose salazopyrin ja raskaus salazopyrin 3d

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2015 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br