Artigos Científicos Online

<< Home

ITALIC: Após implante de stent, deve-se utilizar dupla antiagregação plaquetária por 6 ou 24 meses?

Resumo:
A dupla antiagregação plaquetária (DAAP) com AAS e clopidogrel após 6 meses é não-inferior à 24 meses em pacientes submetidos à implante de stent farmacológico de nova geração, em relação a eventos trombóticos e sangramentos, segundo o estudo ITALIC apresentado pela Dra Martine Gilard da Universidade de Brest da França.

Introdução:
As atuais diretrizes americanas recomendam a terapia com DAAP no mínimo por 12 meses após o implante de stent farmacológico devido ao risco de trombose de stent tardio visto, principalmente, nos stents farmacológicos de primeira geração (revestidos com sirolimus ou paclitaxel). Entretanto, a DAAP está associada a um aumento de risco de sangramentos e a duração ideal do tratamento com AAS e um tienopiridínico após o implante de stent farmacológico não é bem clara.

Objetivo:
A terapia com DAAP por 6 meses após implante de stent farmacológico de nova geração é não-inferior a 24 meses em pacientes respondedores a aspirina.

Métodos:
Estudo multicêntrico, randomizando pacientes não resistentes a aspirina submetidos a implante de stent farmacológico Xience V para receber após 6 ou 24 meses de DAAP com AAS e um tienopiridínico. Foi um estudo de não-inferioridade cujo desfecho primário foi o composto de morte, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular encefálico, revascularização de vaso alvo e sangramento maior após 12 meses do implante. Os desfechos secundários foram os componentes separados do desfecho primário e sangramento menor em 24 meses.

Resultados:
O estudo foi encerrado prematuramente devido por problemas no recrutamento. Um total de 1850 pacientes foram randomizados, 926 no grupo 6 meses de DAAP e 924 pacientes no grupo 24 meses. As características basais eram semelhantes entre os dois braços. A indicação para angioplastia foi em 41% por angina estável e 23% por IAM sem supra de ST. Quase um terço dos pacientes tiveram mais de uma artéria tratada. O clopidogrel foi utilizado em 98,7% dos pacientes.
O desfecho primário foi semelhante entre os dois grupos (1,5% vs. 1,6%; IC95% -1,04 - 1,26; p=0,0002 para não inferioridade, p para superioridade=0,85). Isoladamente, morte (0,9% vs. 0,8%, p=0,8), IAM (0,7% vs. 0,4%, p=0,53), revascularização do vaso alvo (0,5% vs. 0,2%, p=0,27) e trombose de stent (0,3% vs. 0%; p>0,05) foram semelhantes entre os dois grupos. Em relação a sangramentos, os eventos foram igualmente semelhantes, tanto para sangramento maior (0 vs. 0,3%) como sangramento menor (0,5% vs. 0,4%).

Conclusão:
O estudo mostrou que as taxas de sangramento e eventos trombóticos em 6 meses de DAAP foram não-inferiores à 24 meses em pacientes não resistente a aspirina submetidos a implante de stent farmacológico de nova geração.

Perspectivas:
Os resultados do estudo ITALIC mostraram que o tratamento mais curto de DAAP por 6 meses é não-inferior ao tratamento prolongado por 24 meses em relação a eventos trombóticos e sangramentos em pacientes submetidos à angioplastia com stent farmacológico de segunda geração (Xience V).
O estudo envolveu, em sua maioria, pacientes de baixo risco e não incluiu pacientes submetidos a angioplastia primária, que pode justificar a baixa taxa de eventos trombóticos na população estudada. Além disso, o estudo foi interrompido precocemente por problemas no recrutamento e os resultados de desfecho primário referem-se a 12 meses de seguimento, apesar do tempo de terapia no grupo com prazo longo de DAAP ser de 24 meses.
Dessa forma, dados conclusivos sobre o assunto não são suficientes. A individualização do tratamento antiplaquetário parece ser adequada em algumas ocasiões, nas quais pacientes com alto risco para sangramentos poderiam se manter em um regime mais curto de DAAP por 6 meses com alguma evidência de segurança em relação a eventos trombóticos; e pacientes com alto risco de eventos isquêmicos parecem se beneficiar de terapias mais prolongadas (ou até indefinidas) de terapia com DAAP caso o risco de sangramentos permita tal abordagem.

My wife cheated on me dating site for married people women that cheat on their husbands
click here how many women cheat on husbands why do married men cheat
women want men how to cheat on wife read
my wife cheated now what why husbands cheat will my husband cheat again
infidelity open link
married affairs what makes husbands cheat read
most women cheat how to cheat wife
open looking for affair married men that cheat
unplanned pregnancy morning after pill cost redirect
abortion pill san antonio does the abortion pill work abortion after effects
what is infidelity reasons wives cheat on husbands why wives cheat on husbands
list of std diseases gonorrhea and chlamydia treatment can men get chlamydia
cheater when a husband cheats my wife cheated
what is hiv positive mean hivletter.com hiv symptoms
salazopyrin overdose mindstedosisdiat.site salazopyrin 3d
alendronat ratiopharm 70 nogvitaminerhvor.site alendronat de sodiu

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br