Artigos Científicos Online

<< Home

EVITA: Vareniclina para cessação do tabagismo após síndromes coronárias agudas

Em pacientes internados com síndrome coronariana aguda (SCA), a vareniclina associado a um aconselhamento de baixa intensidade, pode ser eficaz para a cessação do tabagismo, de acordo com resultados do estudo EVITA apresentado durante do AHA 2015.

Menos de um terço dos tabagistas hospitalizados por causa de uma SCA deixam de fumar após a alta hospitalar. Aqueles que continuam a fumar possuem taxas eventos cardiovasculares significativamente mais elevados em comparação com aqueles que abandonam esse hábito. A vareniclina já se mostrou eficaz em auxiliar a cessação do tabagismo em pacientes saudáveis ou com DAC crônica, mas não haviam dados sobre o início do seu uso em pacientes internados por doenças cardiovasculares.

O EVITA foi um estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, que analisou 302 pacientes (idade média de 55 anos, 75% do sexo masculino) que fumavam 10 ou mais cigarros por dia e que foram hospitalizados com uma SCA em 40 centros dos EUA e Canadá. Os pacientes foram randomizados para placebo ou vareniclina durante 12 semanas e ambos os grupos receberam aconselhamento menos intensivo.

Os resultados mostraram que em 24 semanas, o grupo de vareniclina possuía maiores taxas de cessação do tabagismo, em comparação com o grupo placebo (47,3%vs. 32,5%). Além disso, respectivamente 35,8% e 25,8% dos pacientes continuaram abstinentes ao final do estudo. A taxa de eventos cardiovasculares adversos foi semelhante entre os grupos no prazo de 30 dias de tratamento

Estes resultados sugerem que o tabagismo continua sendo um problema persistente em pacientes com SCA e que a vareniclina pode ser uma terapia eficaz para a cessação do tabagismo nesses pacientes. No entanto, o fato de que mais de 1/3 dos pacientes ainda continuarem a fumar mesmo após um evento cardiovascular agudo e a intervenção farmacológica para cessação do tabagismo chama a atenção para os desafios ainda persistentes nesse grupo de indivíduos em relação ao hábito do tabaco e os riscos inerentes a ele.

 

 

 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2015 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br