Recife. Um lugar que é a sua cara!


Recife é uma cidade intensa, forte pela sua diversidade cultural, única pela sua história e atraente pelas opções turísticas que oferece. É um lugar cheio de cantos e encantos.

A cidade é um grande pólo de comércio e serviços, que, ao lado de indústrias como as de confecção, mobiliário e produtos agrícolas, leva Pernambuco a representar 2,7% do PIB brasileiro. Os segmentos de informática, gesso e médico se tornam cada vez mais representativos no cenário nacional. Uma economia dinâmica, que movimenta o turismo da região.

O Recife tem uma população de 1.421.993 habitantes, distribuída numa área de 217,7 Km2. Situado a 4m de altitude, apresenta clima tropical, com temperatura média do ar de 28ºC, beneficiada pela brisa constante e suave que vem do mar. Além de oferecer um amplo leque de atrativos, bons serviços e oportunidades de negócios, o Recife, por sua posição geográfica privilegiada, é o melhor começo para conhecer Pernambuco e o Nordeste.

Dentre as localidades e atrativos turísticos situados na Região Metropolitana do Recife, destacam-se Olinda, cidade Patrimônio Mundial; as praias de Gaibu, Porto de Galinhas, Calheitas, Paraíso e Serrambi; o centro ecológico e de lazer náutico do litoral norte pernambucano; o Veneza Water Park. E a apenas 130 Km do Recife está Caruaru a "Capital do Forró".

A cultura está em cada canto do Recife. É registrada nas antigas igrejas, nos fortes, sobrados e em outras edificações históricas, como forte marca das presenças portuguesa e holandesa no tempo do Brasil colonial. A cultura faz do Recife destaque, seja nas artes plásticas, no teatro, onde brilha como terceiro pólo nacional, na música, fundindo valores locais com a linguagem pop e universal, no cinema e na literatura.

Para os momentos de lazer, a cidade oferece as melhores opções para compras e passeios. Boa Viagem, umas das mais belas praias urbanas do Brasil; os bares e boates do Recife Antigo, que esbanjam luzes e cores em meio ao casario do século XVIII; a Casa da Cultura, centro de vendas do artesanato de todo o estado, situada em um antigo presídio. Vale conhecer a oficina de Francisco Brenand, um dos expoentes máximos das artes plásticas brasileiras, e experimentar as deliciosas surpresas da culinária local, indo a um dos muitos restaurantes do Recife, 3° pólo gastronômico do Brasil. Tudo em meio à explosão cultural do Recife, com suas festas populares, manifestações artísticas e seus diversos ritmos, como o Frevo e o Maracatu.

Olinda

Conhecida nacionalmente pelo grandioso Carnaval e pela sua história, Olinda é considerada parte do Grande Recife. A distância entre as duas cidades é de apenas 7km. Primeira capital de Pernambuco, desenvolvendo pioneiramente no País a literatura, o teatro, a pintura, a escultura e os cursos jurídicos, Olinda guarda o título da Unesco, de Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Nos quatro dias de carnaval, milhares de turistas invadem as ladeiras da cidade alta. É um dos mais irreverentes e animados carnavais do País.

Olinda é um lugar fascinante, com ruas e ladeiras estreitas, ateliês de artistas plásticos, muito verde e um lindo azul do mar. Todo o seu Sítio Histórico deve ser visitado. Do Alto da Sé e de outros pontos, tem-se uma vista inesquecível de Olinda e Recife.

Hotéis de médio porte, albergues e pousadas aconchegantes, além de bares e restaurantes típicos, compõem a completa infra-estrutura receptiva de Olinda. O Centro de Convenções de Pernambuco fica na cidade, divisa com o Recife.


Jaboatão dos Guararapes


Jaboatão, a apenas 14km do Recife, possui, no seu Parque Histórico Nacional dos Guararapes, o marco das batalhas decisivas travadas contra os holandeses na Guerra da Restauração Pernambucana. Encontra-se no local, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, belíssimos mirantes e um espaço cultural com maquete e painéis alusivos às batalhas.

Pode-se encontrar também na cidade velhos engenhos e belas praias como Piedade, Candeias e Barra de Jangada, com uma ótima infra-estrutura hoteleira e turística.


Igarassu


Voltada para o mar, a apenas 31km ao norte do Recife, a cidade guarda uma relíquia histórica: a Igreja dos Santos Cosme e Damião, construída em 1535, a mais antiga do Brasil. A arquitetura barroca de Igarassu é uma das mais representativas do Nordeste.

O Sítio dos Marcos (Marco de Pedra) é parada obrigatória para o turista. No local, delimitava-se as Capitanias de Pernambuco e Itamaracá. Foi onde, em 1516, Cristóvão Jacques ergueu a Feitoria de Pernambuco. Nesse Sítio, em 9 de março de 1535, Duarte Coelho desembarcou para tomar posse de sua Capitania, dando início ao processo de colonização portuguesa no Brasil.


Caruaru


Caruaru, a 136km do Recife, é um lugar que transpira alegria e cultura. O maior Centro de Arte Figurativa das Américas, o Alto do Moura, está na cidade. Moram no Alto mais de 200 artesãos especializados no trabalho feito com cerâmica. A famosa feira de Caruaru também é outro grande atrativo da cidade, com barracas de artesanato, comidas e bebidas típicas.

No São João, Caruaru vira uma festa. Shows de forró-pé-de-serra e outros ritmos, quadrilhas, fogueiras, fogos e milho são alguns dos ingredientes que compõem o evento. Moradores e turistas que lotam a cidade todos os anos deram a Caruaru o título de "Capital do Forró".

A cidade é parada obrigatória para quem vai, durante a Semana Santa, assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo, em Fazenda Nova, que fica a 60km de Caruaru.


Praias

Boa Viagem

Com 07 Km de orla, oferece um mar tranqüilo, repleto de piscinas naturais, formadas pelos arrecifes. A qualquer hora do dia a água de Boa Viagem está sempre morna, em torno dos 26ºC. Edifícios elegantes, bares, restaurantes, hotéis, jardins, áreas de lazer, quiosques de coco verde e um sempre movimentado calçadão completam o cenário de uma das mais belas e urbanizadas praias do Brasil.

Porto de Galinhas


Localizada no município de Ipojuca, Porto de Galinhas é a mais badalada praia do Estado. A 60 km ao sul de Recife, Porto de Galinhas agrega belezas naturais, ótima infra-estrutura turística e uma parte da história de Pernambuco. A praia foi um antigo ponto de desembarque de escravos. Por suas areias brancas, pode-se chegar a Muro Alto, cujo nome advém de um paredão de corais que circunda suas piscinas naturais, e à deserta praia de Gamboa. Entre outras praias próximas, existem as de Maracaípe, com mar aberto de ondas fortes que embalam campeonatos internacionais de surfe, e a de Serrambi, conhecida por suas calmas águas azuis e pela sofisticação dos condomínios.

Maria Farinha

Maria Farinha está localizada no município de Paulista, a 19km ao norte do Recife. A praia é um grande complexo de esportes náuticos e lazer, onde se pode praticar windsurf, hobbie cat ou jet ski.

A estrutura turística local inclui hotéis de lazer e marinas, oferecendo aos visitantes opções como passeios de barco, catamarã e ultraleve. Ao lado de Maria Farinha, as praias do Janga, Pau Amarelo e Conceição formam um litoral com águas mornas e belas paisagens.

O turista pode viver a natureza e visitar as igrejas antigas, as ruínas da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape e o Forte de Pau Amarelo, marcos da história e exemplos de religiosidade e patriotismo.

Um dos lugares encantadores de Maria Farinha é a Coroa do Avião, uma pequena ilha onde pousam aves migratórias.

Também em Maria Farinha, localiza-se o Veneza Water Park, ocupando uma área de 90 mil metros quadrados com diversas atrações, restaurantes e bares.

Itamaracá

A Ilha de Itamaracá, a 50km ao norte do Recife, é um dos grandes tesouros turísticos de Pernambuco, pelo seu valor histórico e recantos de lazer. Lindos canaviais enchem a vista, assim como o Engenho São João e sua casa-grande. Não se deve deixar de conhecer o Forte Orange, uma das maiores fortalezas do Nordeste (1631), Vila Velha, com sua bela matriz do século XVII, e a Ciranda de Lia.

A Ilha é um mundo de fantasia, no qual se misturam passado de lutas e glórias, artesanato, riquíssimo folclore, mar calmo, passeios e uma saborosa culinária. Tudo é inesquecível e desafia a imaginação.

Em Itamaracá estão as praias de Pontal-da-Ilha e Sossego.

Cabo de Santo Agostinho

O Cabo de Santo Agostinho, a 40km ao sul de Recife, faz parte de um capítulo importante da história do Brasil. Segundo alguns historiadores, no dia 26 de janeiro de 1500, o navegador espanhol Vicente Pinzón desembarcou no local. Portanto três meses antes de Pedro Álvares Cabral.

O Cabo é um lugar de lindas paisagens, com mar de águas mornas e bares na beira de praias como Paraíso, Calhetas e Gaibu, três das mais famosas.

Fernando de Noronha

Paraíso. Esta é a primeira palavra, normalmente pronunciada por quem tenta definir Fernando de Noronha. Só tenta, porque o Arquipélago é inexplicavelmente lindo. Tem que ir até lá para saber. Área de Preservação Ambiental-APA, Fernando de Noronha oferece opções como mergulhos, caminhadas ecológicas, pescarias em alto mar e passeios de barco. O visitante pode ver de perto golfinhos, tartarugas, tubarões, cavalos marinhos e peixes de diversas espécies.

As pousadas locais são simples, mas muito aconchegantes. A ilha fica a uma hora de avião, saindo do Recife.


Fechar