Notícias

Home

PURE: Dieta, atividade física e tabagismo em países pobres e ricos.u >þðèäè÷åñêèå óñëóã
fast loans for every one

Autor: Dra. Fernanda Seligmann Feitosa

Foi apresentado hoje no ESC Congress 2012, o estudo PURE (Prospective Urban Rural Epidemiology), um estudo epidemiológico que envolveu mais de 150.000 indivíduos, em 17 países, inclusive o Brasil, que avaliou os padrões de dieta, atividade física e tabagismo.

Sabemos que o estilo de vida é responsável por 50 a 60% dos fatores de risco, e que modificações nestes fatores são capazes de diminuir a incidência das doenças cardiovasculares. Entretanto, estes fatores geralmente são abordados em análises individuais e não populacionais, com o objetivo de guiar possíveis políticas de saúde.

Neste sentido, o estudo PURE avaliou, prospectivamente 153.000 indivíduos, através de questionários, quanto a seus hábitos dietéticos, atividade física recreacional e não-recreacional (atividades diárias) e tabagismo. Após uma análise univariada simples, correlacionando estes hábitos ao produto interno bruto (PIB) e ao índice de saúde de cada um dos países incluídos, o estudo demonstrou que, com o aumento do produto interno bruto do país (PIB), houve aumento no consumo de frutas e vegetais, aumento na porcentagem de energia obtida a partir de gorduras e proteínas contra um menor consumo de carboidratos.

Por outro lado, os indivíduos dos países mais pobres apresentaram maior nível de atividade física diária, principalmente aquela não recreacional, gasta durante o trabalho, em casa e durante o transporte. O maior nível de atividade física realizado nos países pobres não foi  compensado pelas atividades desenvolvidas nos países ricos. Esta poderia ser a principal causa da epidemia de obesidade observada atualmente nos países ricos.

Outra diferença observada no estudo foi que nos países ricos a taxa de tabagismo diminuiu, principalmente porque as pessoas pararam de fumar, fazendo também com que as crianças não adquirissem o hábito do tabagismo. Outro fato ressaltado foi que todas as diferenças observadas no estudo foram mais evidentes nas populações rurais do que nas urbanas.

O apresentador do estudo, Dr. Salim Yusuf, do Canadá, ressaltou a necessidade de novas abordagens nas políticas de saúde pública para a prevenção da doença cardiovascular, e que elas sejam diferenciadas para cada país, de acordo com o nível econômico.

 

Veja mais na entrevista que o Dr. Salim Yusuf concedeu com exclusividade para o Cardiosource em Português.

 

 

meet and cheat all women cheat types of women who cheat
why do wifes cheat why do husbands cheat when women cheat
read website women who cheat
my boyfriend cheated on me with my mom read here link
signs of infidelity will my wife cheat again the unfaithful husband
how do i know if my wife has cheated how many women cheat on husbands why women cheat on their husbands
women who cheat on their husbands how many guys cheat my husband cheated on me
i cheated on my husband how to cheat reasons why husbands cheat
read reasons why married men cheat why husband cheat
website dating for married men women who cheat on men
i dreamed my wife cheated on me do all women cheat reasons people cheat
open why men cheat on beautiful women
how can you get aids or hiv first signs of aids statistics of hiv

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2010 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br