Notícias

Home

GRACE: controle glicêmico e avaliação da aterosclerose.u >þðèäè÷åñêèå óñëóãè

<
fast loans for every one

Autor: Dra. Mônica Samuel Ávila

Introdução: Foi apresentado no segundo dia do ESC Congress 2012, pela Dra. Eva Lonn, do Canadá, o estudo GRACE, um subestudo do estudo ORIGIN, que teve como objetivo avaliar o efeito da insulina glargina e dos ácidos graxos omega-3 na progressão da aterosclerose, através da medida do espessamento médio-intimal das artérias carótidas.

Métodos: O estudo apresentado hoje foi uma sub-análise do estudo ORIGIN, que avaliou o controle glicêmico com insulina glargina e a suplementação de ácidos graxos ômega-3 (1 grama/dia) na incidência de eventos cardiovasculares em pacientes com diagnóstico de diabetes tipo 2 em face precoce ou intolerância a glicose. Participaram desse estudo 32 centros de 7 países, com um seguimento de 5 anos. O espessamento médio-intimal foi avaliado através de ultrassons de carótidas seriados nesse período. Os critérios de inclusão foram: idade > 50 anos, alteração do metabolismo da glicose, caracterizada por intolerância a glicose ou diabete melito tipo 2, alto risco cardiovascular e possibilidade de mensuração do espesamento médio-intimal. Os pacientes que preencheram esses critérios foram então randomizados para receber insulina glargina ou tratamento padrão com o objetivo do controle glicêmico, e ácidos graxos omega-3 ou placebo. Para a insulina glargina o estudo não foi cego, para os ácidos graxos foi um estudo duplo cego.

Resultados: Foram incluídos 1091 pacientes, com uma média de idade de 63 anos, sendo que 533 foram randomizados para glargina e 558 para tratamento padrão, 539 para Omega 3 e 552 para placebo. Mais de 50% dos pacientes já tinha história prévia de infarto, AVC ou revascularização, 80% com antecedente de hipertensão arterial, 60% com dislipidemia e 10%  de tabagistas.

Houve uma diminuição discreta (11%), não significante, do espessamento médio-intimal das carótidas com o tratamento com a insulina glargina no controle glicêmico de pacientes diabéticos e pré-diabéticos em um seguimento de 5 anos.

Não houve diferença estatística no espessamento médio-intimal com a suplementação de ácidos graxos omega-3. A insulina glargina diminuiu de maneira significante a glicemia de jejum, a hemoglobina glicada, os níveis de triglicérides, além de proporcionar um controle glicêmico ‘'ótimo'', enquanto os ácidos graxos não tiveram efeito sobre a glicemia ou lipídeos.

Conclusão e Perspectiva: O estudo concluiu que em pacientes com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes , associado a doença cardiovascular estabelecida estável ou com muitos fatores de riscos, a insulina glargina retardou discretamente a progressão da aterosclerose em 5 anos, enquanto os ácidos graxos omega-3 não apresentaram nenhum efeito benéfico nesse grupo de pacientes. Já está bem estabelecido que o controle glicêmico estrito pode ter impacto no aparecimento de doenças cardiovasculares e muitos dos estudos que comprovaram essas hipóteses tiveram um seguimento mais longo, em torno de 10 a 15 anos. Esse foi um dos principais motivos que a autora, em entrevista exclusiva ao Cardiosource em Português, atribuiu a esse efeito modesto e sem significância estatística da insulina glargina. Entretanto, foi muito enfatizado pela Dra. Lonn a comprovação da segurança da insulina glargina em pacientes com doença cardiovascular associada e a importância do controle glicêmico nos pacientes, não somente pelos benefícios cardiovasculares, mas também para o controle das complicações oftalmológicas e renais. Em relação aos ácidos graxos, os estudos continuam neutros e as últimas recomendações são que não existem evidências que justifiquem a suplementação com Omega-3.

website open will my husband cheat
go why do married men cheat on their wives women who cheat
read website women who cheat
click here how many women cheat on husbands why do married men cheat
open click here women who want to cheat
women want men how to cheat on my husband read
reasons wives cheat on husbands open click here
my husband almost cheated on me cheater wifes that cheat
i cheated on my husband cheaters reasons why husbands cheat
married affairs how to know if wife has cheated read
link dating a married woman wife cheat story
read here abortions clinics abortion pill effectiveness
amitriptylin reflux amitriptylin lundbeck amitriptylin lundbeck

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2010 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br