banner bayer

Notícias

Home

RAFT: sub-análise reforça a importância dos betabloqueadores em pacientes com IC portadores de ressincronização e CDI

Autor: Dr. Humberto Graner

Uso de betabloqueadores para tratar pacientes com insuficiência cardíaca (IC) e fração de ejeção ventricular esquerda reduzida (FEVE) continua a ser fundamental, com benefícios independentes de novas terapias com dispositivos, de acordo com resultados do Estudo RAFT apresentado em 02 de setembro, durante o ESC Congress 2013.

O estudo RAFT foi um ensaio clínico multicêntrico, randomizado que incluiu 1.798 pacientes com insuficiência cardíaca com classe funcional NYHA II/III e concomitantemente FEVE <30% e QRS> 120ms, randomizados para receberem cardiodesfibrilador implantável (CDI) ou Terapia de ressincronização cardíaca (TRC) + CDI.

O subestudo, incluiu 1.474 pacientes (83% do sexo masculino, idade 66,1 ± 9,4 anos, FEVE média 22,6 ± 5,1%), e comparou as taxas de morte ou hospitalização por IC em pacientes que receberam doses ≤ 50% das doses-alvo de metoprolol (M), carvedilol (C), ou bisoprolol (B) contra aqueles que receberam doses maiores.
No geral, o estudo constatou que o uso de betabloqueador dose ≤50% foi um dos mais fortes preditores de morte ou hospitalização. Após mais de 5 anos, a probabilidade de morte ou hospitalização foi 50% maior para os pacientes em dose ≤50% da dose alvo quando comparados àqueles em dosagens mais altas (HR 1,5; IC95% 1,24-1,81;p <0,001). Não houve diferenças nos resultados em relação ao beta-bloqueador específico utilizado.

Os autores concluíram que os benefícios da terapia com betabloqueador neste cenário são dose-dependente, enfatizando a necessidade de otimizar esta terapêutica em pacientes com IC avançada, independente de TRC e/ou CDI.

Outros preditores independentes de morte ou hospitalização incluiram cirurgia de revascularização prévia, doença cardíaca isquêmica, doença vascular periférica, insuficiência renal ou uso de CDI sem TRC. Eles observaram ainda que a superioridade de doses mais elevadas de betabloqueadores são menos evidentes em pacientes TRC+CDI do que em pacientes com CDI isoladamente.

meet and cheat all women cheat types of women who cheat
read signs of unfaithful husband women who cheat
women cheat because why do husbands have affairs how to cheat on husband
open redirect married men that cheat
how can people cheat reasons why husbands cheat women affair
abortion 6 weeks abortion methods abortion alternatives
i dreamed my wife cheated on me when married men cheat reasons people cheat
can you get chlamydia from oral stdstory.com how do you treat chlamydia

Editor-chefe
Roberto Rocha Giraldez

Co-editores
Antonio Bacelar
Bruno Paolino
Fernanda Seligmann
Humberto Graner

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2010 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br