Autor: Dr. Humberto Graner
Uso de betabloqueadores para tratar pacientes com insuficiência cardíaca (IC) e fração de ejeção ventricular esquerda reduzida (FEVE) continua a ser fundamental, com benefícios independentes de novas terapias com dispositivos, de acordo com resultados do Estudo RAFT apresentado em 02 de setembro, durante o ESC Congress 2013.
O estudo RAFT foi um ensaio clínico multicêntrico, randomizado que incluiu 1.798 pacientes com insuficiência cardíaca com classe funcional NYHA II/III e concomitantemente FEVE <30% e QRS> 120ms, randomizados para receberem cardiodesfibrilador implantável (CDI) ou Terapia de ressincronização cardíaca (TRC) + CDI.
O subestudo, incluiu 1.474 pacientes (83% do sexo masculino, idade 66,1 ± 9,4 anos, FEVE média 22,6 ± 5,1%), e comparou as taxas de morte ou hospitalização por IC em pacientes que receberam doses ≤ 50% das doses-alvo de metoprolol (M), carvedilol (C), ou bisoprolol (B) contra aqueles que receberam doses maiores.
No geral, o estudo constatou que o uso de betabloqueador dose ≤50% foi um dos mais fortes preditores de morte ou hospitalização. Após mais de 5 anos, a probabilidade de morte ou hospitalização foi 50% maior para os pacientes em dose ≤50% da dose alvo quando comparados àqueles em dosagens mais altas (HR 1,5; IC95% 1,24-1,81;p <0,001). Não houve diferenças nos resultados em relação ao beta-bloqueador específico utilizado.
Os autores concluíram que os benefícios da terapia com betabloqueador neste cenário são dose-dependente, enfatizando a necessidade de otimizar esta terapêutica em pacientes com IC avançada, independente de TRC e/ou CDI.
Outros preditores independentes de morte ou hospitalização incluiram cirurgia de revascularização prévia, doença cardíaca isquêmica, doença vascular periférica, insuficiência renal ou uso de CDI sem TRC. Eles observaram ainda que a superioridade de doses mais elevadas de betabloqueadores são menos evidentes em pacientes TRC+CDI do que em pacientes com CDI isoladamente.
Editor-chefe
Roberto Rocha Giraldez
Co-editores
Antonio Bacelar
Bruno Paolino
Fernanda Seligmann
Humberto Graner
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2010 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br