Publicidade:

Artigos Científicos Online

Home

CONFIRM-HF: A reposição de ferro diminuiu hospitalizações por insuficiência cardíaca.

 Autor: Dr. Bruno Paolino

O Dr. Piotr Ponikowski, da Universidade de Wroclaw, da Polônia, apresentou no Congresso Europeu de Cardiologia, 2014, em Barcelona, os resultados do estudo CONFIRM-HF. Este estudo demonstrou que, em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) estável e níveis baixos de ferritina, a reposição venosa de ferro, quando comparada ao placebo, aumentou a capacidade funcional e a qualidade de vida, além de diminuir a taxa de hospitalização por IC em 1 ano.

A IC é uma das maiores causas de morte em todo o mundo e a deficiência de ferro é uma comorbidade muito frequente, acometendo aproximadamente 50% dos pacientes com a doença. Este perfil de pacientes experimenta uma pior capacidade de exercício, pior qualidade de vida e maior mortalidade, mesmo quando a hemoglobinemia é normal. Por este motivo, o estudo CONFIRM-HF testou a reposição de ferro em pacientes com deficiência do íon no contexto da IC estável.

O CONFIRM-HF foi um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, multicêntrico e controlado que incluiu 304 pacientes com IC sintomática em 41 centros de 9 países europeus. Os pacientes incluídos apresentavam sintomas NYHA II/III, redução da função contrátil ao ecocardiograma (FEVE <45%) e deficiência de ferro, demonstrada pela ferritina sérica <100ng/mL ou entre 100 e 300ng/dL, mas com saturação de transferrina <20%. Na inclusão, os pacientes foram submetidos a um teste de caminhada de 6 minutos e aleatoriamente tratados com carboximaltose de ferro ou solução salina por 1 ano. O desfecho primário do estudo foi a melhora do teste de caminhada de 6 minutos. Como desfechos secundários, foram avaliadas a intensidade dos sintomas através da capacidade funcional pela NYHA, a qualidade de vida pelo questionário de cardiopatia de Kansas (KCCQ) e as taxas de mortalidade, mortalidade cardiovascular, hospitalização, hospitalização por causas cardiovasculares e hospitalização por IC.

Os paciente do grupo ferro intravenoso (n=152) receberam uma dose total média de 1500mg de ferro e mais de 75% destes necessitaram de, no máximo, 2 administrações venosas de caboximaltose de ferro para corrigir e manter os níveis de ferro dentro dos limites da normalidade. Quando comparados ao grupo placebo, o grupo ferro intravenoso aumentou a distância no teste de caminhada de 6 minutos (Δ33m; IC 95% 16-57m; p<0,001), aumentou a qualidade de vida pelo KCCQ (HR 4,5; IC95% 1,1-7,9; p=0,01) e a capacidade funcional pelo HYHA (p=0,001) e diminuiu a taxa de internações por IC (HR 0,39; IC 95% 019-0,82; p=0,009) em 1 ano. Não houve diferença significativa nas taxas de mortalidade (HR 0,89; IC 95% 0,41-1,93; p=0,77), mortalidade cardiovascular (HR 0,96; IC 95% 0,42-2,16; p=0,91), hospitalização (HR 0,71; IC 95% 0,45-1,12; p=0,14) e hospitalização por causas cardiovasculares (HR 0,63; IC 95% 0,37-1,09; p=0,097).

Portanto, o controle da deficiência de ferro se mostrou benéfica nos pacientes com insuficiência cardíaca ao diminuir os sintomas e aumentar a qualidade de vida. Os dados apresentados neste estudo são robustos o suficiente para estimular os cardiologistas clínicos a pensarem sempre na investigação e o tratamento desta condição nos pacientes com insuficiência cardíaca, o que nem sempre é feito. Vale ressaltar que grande parte dos pacientes do estudo apresentavam níveis normais de hemoglobinemia e que a transfusão de hemácias não se mostrou benéfica para prevenir desfechos nesses pacientes, a menos que as taxas de hemoglobina estejam em níveis críticos. Desta forma, o estudo CONFIRM-HF reitera a necessidade do olhar atento aos níveis de ferro pelos cardiologistas clínicos e evoca a realização de novos estudos maiores, desenhados com o intuito de avaliar a reposição de ferro em desfechos clínicos relevantes.

open my wife emotionally cheated on me how to cheat on husband
read reasons why married men cheat why husband cheat
most women cheat how to cheat wife
link dating a married woman wife cheat story
abortion milwaukee how much does abortion pills cost cost of abortion pill without insurance
website i pill medical abortions
how can you get aids or hiv hiv fact sheet statistics of hiv
amitriptylin reflux amitriptylin lundbeck amitriptylin lundbeck
cefuroxim 0 75g cefuroxim wirkspektrum cefuroxim tabletid



Editor-chefe
Roberto Rocha Giraldez

Co-editores
Bruno de Souza Paolino
Humberto Graner Moreira
Patricia Guimarães
Viviane Zorzanelli Rocha

Vídeo
Raul Gomes

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br