Publicidade:

Artigos Científicos Online

Home

POPE-2: Colchicina para derrame pericárdico pós-operatório.

Autora: Dra. Patrícia Guimarães

No contexto de cirurgia cardíaca, as doenças pericárdicas são prevalentes no pós-operatório e podem evoluir para complicações graves como tamponamento cardíaco, algumas vezes requerendo novas intervenções. A síndrome pós-pericardiotomia decorre de uma reação imunológica após incisão no pericárdio e consiste numa pericardite, geralmente com derrame pericárdico de baixo volume e os pacientes normalmente apresentam alguns sintomas como febre e dor torácica. Já o derrame pericárdico pós-operatório inicialmente pode não ocasionar sintomas e, devido a presença de maior volume de liquido, evoluir para tamponamento cardíaco.

O POPE 2 foi um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado conduzido em 10 centros na França que incluiu 197 pacientes com derrame pericárdico moderado a importante entre 7 e 30 dias após cirurgia cardíaca. Teve como objetivo avaliar se uso de colchicina teria efeito na redução do volume de derrame pericárdico pós-operatorio.

 

Os pacientes foram divididos em 2 grupos: colchicina (98) e placebo (99). Os pacientes do grupo colchicina receberam 1mg de colchicina 2x ao dia como dose de ataque no primeiro dia, seguido de 1mg por dia durante 14 dias (em casos com menos de 70kg não foi administrado dose de ataque). O desfecho primário foi a mudança no grau de derrame pericárdico e o desfecho secundário, a incidência de tamponamento cardíaco.
A idade media dos indivíduos estudados foi 64 anos e 86% eram do sexo masculino. Após 14 dias de tratamento, não houve diferença entre os grupos colchicina e placebo em relação a redução do volume de derrame pericárdico (-1,1 vs - 1,3; p = 0,23). Dos 13 casos de tamponamento cardíaco, 7 ocorreram no grupo placebo e 6 no grupo colchicina (p = 0,80).

 

O derrame pericárdico pós-operatorio é uma condição grave, tendo em vista que muitas vezes os pacientes não apresentam sintomas e há possibilidade de evolução para tamponamento pericárdico. Já foi demonstrado previamente que o uso de colchicina foi efetivo para outras condições pericárdicas, como pericardites e síndrome pós-pericardiotomia. Entretanto, no presente estudo não foi demonstrado benefício do uso da colchicina para redução do volume de derrame pericárdico e risco de tamponamento cardíaco. O autor do estudo sugere que o fato do mecanismo do derrame pericárdico pós-operatório não ser apenas inflamatório pode ser uma possível explicação para os achados.

 

why do wifes cheat link when women cheat
open my wife emotionally cheated on me how to cheat on husband
open how many women cheat women who want to cheat
how married men cheat why most women cheat reason women cheat
signs of infidelity website the unfaithful husband
go women who cheat on men redirect
husband cheated women that cheat looking for affair
married affairs how to know if wife has cheated read
go most women cheat open
website website medical abortions
read here open abortion pill effectiveness
I cheated on my wife how many people cheat what makes a husband cheat
hidden cell phone spy app spy app on android free spyware download for android
how can you get aids or hiv hiv fact sheet statistics of hiv
what is hiv positive mean hivletter.com hiv symptoms



Editor-chefe
Roberto Rocha Giraldez

Co-editores
Bruno de Souza Paolino
Humberto Graner Moreira
Patricia Guimarães
Viviane Zorzanelli Rocha

Vídeo
Raul Gomes

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br