Publicidade:

Artigos Científicos Online

Home

LISTEN: Atorvastatina versus Rosuvastatina em diabéticos japoneses com dislipidemia

Autor: Dr. Humberto Graner Moreira

Nos últimos anos, a questão da hiperglicemia induzida pelas estatinas tem sido alvo de discussões e questionamentos. Em 2012, o FDA (Food and Drug Administration), agência regulatória norte-americana, anunciou importantes advertências de segurança para as bulas de estatinas, alertando sobre uma possível associação entre estes medicamentos e o aumento da hemoglobina glicosilada (HbA1c) e da glicemia em jejum.

O estudo LISTEN é o primeiro grande estudo a comparar as ações hipolipemiantes e o metabolismo da glicose em pacientes diabéticos em uso de estatinas potentes.

O estudo LISTEN, conduzido no Japão, randomizou 1.049 pacientes diabéticos para rosuvastatina (5 mg/dia) ou atorvastatina (10 mg/dia) seguidos por 12 meses. Os resultados mostraram que a rosuvastatina foi menos eficaz do que a atorvastatina na redução do colesterol não-HDL em pacientes com diabetes tipo 2. No entanto, a rosuvastatina reduziu significativamente o LDL-colesterol em menos tempo, como observado aos 3 meses. Além disso, a intensificação do tratamento com antidiabéticos foi significativamente menos frequente no grupo rosuvastatina do que no grupo da atorvastatina (11,9% contra 16,5%, respectivamente).

A glicemia aumentou em ambos os grupos, sem diferença significativa entre eles em 12 meses (alteração média de 0,11% e 0,12% nos grupos rosuvastatina e atorvastatina, respectivamente). Entretanto, o aumento inicial da glicemia foi significativamente mais abrupta no grupo da atorvastatina (121,4 e 126,0 mg/dl aos 3 e 6 meses, respectivamente) comparado com o grupo de rosuvastatina (118,8 e 122,9 mg/dl aos 3 e 6 meses, respectivamente), resultado estatisticamente significativo (p=0,010).

Esse é um estudo gerador de hipóteses, pois é relativamente pequeno, de desfechos metabólicos, e que utilizou doses relativamente baixas de estatinas. Ao mesmo tempo em que o benefício clínico na prevenção de eventos cardiovasculares com o uso de estatinas em diabéticos hipercolesterolêmicos é indubitável, os dados apresentados pelo estudo LISTEN sugerem que possa haver diferentes efeitos entre as estatinas em pacientes metabólicos, e mais ensaios clínicos são necessários para confirmar essas diferenças.

married men and affairs reasons why women cheat on their husbands what makes women cheat
my wife cheated now what why husbands cheat will my husband cheat again
read redirect why husband cheat
most women cheat how do i know if my wife cheated how to cheat wife
go why women cheat on men open
read here open abortion pill effectiveness
what is infidelity reasons wives cheat on husbands why wives cheat on husbands
I cheated on my wife how many people cheat what makes a husband cheat
list of std diseases venereal disease pictures can men get chlamydia
doxycyclin 100 mg doxycyclin orifarm doxycyclin 400mg
cefuroxim 0 75g cefuroxim wirkspektrum cefuroxim tabletid



Editor-chefe
Roberto Rocha Giraldez

Co-editores
Bruno de Souza Paolino
Humberto Graner Moreira
Patricia Guimarães
Viviane Zorzanelli Rocha

Vídeo
Raul Gomes

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br