Publicidade:

Artigos Científicos Online

Home

Comparação entre fondaparinux e enoxaparina no IAM sem supradesnível do segmento ST - uma análise do mundo real em 44.813 pacientes do registro SWEDEHEART

Autor: Dr. Roberto Rocha Giraldez 

O registro SWEEDEHEART demonstra que, ao longo dos últimos 8 anos, houve um incremento na utilização de fondaparinux na Suécia com redução das taxas de sangramento e de mortalidade.

O estudo randomizado OASIS-5 comparou o inibidor indireto do fator Xa fondaparinux à heparina de baixo peso molecular enoxaparina em cerca de 20.000 portadores de infarto do miocárdio sem supradesnível do segmento ST (IMSST), demonstrando redução significativa dos sangramentos maiores e da mortalidade nos pacientes tratados com fondaparinux. Essa análise do registro SWEDEHEART buscou avaliar a evolução dos pacientes tratados com fondaparinux em relação à enoxaparina no mundo real.

O registro SWEDEHEART (Swedish Web-System for Enhancement and Development of Evidence-Based Care in Heart Disease Evaluated According to Recommended Therapies) coletou prospectivamente os dados de todos os portadores de IMSST na Suécia entre os anos de 2006 e 2010 tratados com fondaparinux e enoxaparina. Os tratamentos foram comparados em relação aos desfechos de sangramentos maiores e morte no período intra-hospitalar, mortalidade, infarto do miocárdio, AVC ou sangramento aos 30 dias. Ajustes estatísticos foram realizados para o período do ano e hospital de admissão, características basais dos pacientes e intervenções coronárias percutâneas (ICP) ou revascularização do miocárdio.

Entre os anos de 2006 e 2010, 44.813 portadores de IMSST que utilizaram fondaparinux ou enoxaparina foram incluídos no registro SWEDEHEART. Desses, 41,3% (N=18,521) receberam fondaparinux e 58,7% (N=26.292) foram tratados com enoxaparina. Ao longo do período de inclusão, houve uma inversão no uso preferencial das medicações. Enquanto em 2006, somente 0,7% dos portadores de IMSST receberam fondaparinux, em 2010, 86,8% dos pacientes foram tratados com fondaparinux. A despeito dos estudos prévios demonstrando um perfil de segurança mais favorável do fondaparinux, o uso desse fármaco não ocorreu preferencialmente nos pacientes com risco de sangramento mais elevado. Assim, as características basais das duas populações foram similares em relação à idade, ao sexo, à presença de diabetes, aos eventos cardíacos prévios e sangramentos maiores prévios. As ICPs, entretanto, foram maiores nos pacientes tratados com fondaparinux (47,1% vs. 39,2%).

As taxas intra-hospitalares de sangramentos maiores foram reduzidas significativamente em 48% no grupo fondaparinux (1,1% e 1,8% nos grupos fondaparinux e enoxaparina, respectivamente; OR 0,52; 95%IC 0,41-0,67). O emprego de fondaparinux também associou-se a uma redução de 28% da mortalidade intra-hospitalar (2,7% com fondaparinux vs. 4,0% com enoxaparina; OR 0,72; 95%IC 0,61-0,85). O benefício precoce observado com fondaparinux também foi mantido ao final dos 30 dias de acompanhamento. Os sangramentos maiores foram significativamente menores com fondaparinux (1,4%) versus enoxaparina (2,2%; OR 0,54; 95%IC 0,43-0,66), assim como a mortalidade (4,2% vs. 5,9%; OR 0,79; 95%IC 0,69-0,91). A meta composta de morte, reinfarto, AVC ou sangramento também foi menor no grupo fondaparinux (14,1% vs. 16,8% nos grupos fondaparinux e enoxaparina, respectivamente; OR 0,84; IC95% 0,77-0,91).

Em conclusão, o registro nacional SWEDEHEART que incluiu grande número de portadores de IMSST na Suécia indica que a troca de enoxaparina por fondaparinux demonstrou vantagens clínicas evidentes na evolução dos pacientes, incluindo redução da mortalidade. Esses resultados confirmam no mundo real os resultados observados no megaestudo OASIS-5.

reasons married men cheat go wife cheaters
meet and cheat all women cheat types of women who cheat
percent of women that cheat when married men cheat men having affairs
click here how many women cheat on husbands why do married men cheat
men who have affairs link why do wifes cheat
most women cheat women that cheat link
open my wife emotionally cheated on me how to cheat on husband
women want men click read
how do i know if my wife has cheated how many women cheat on husbands why women cheat on their husbands
website unfaithful wives husband cheat
dating for married people open reasons why women cheat
most women cheat i dreamed my husband cheated on me husband cheated
list of std diseases gonorrhea and chlamydia treatment can men get chlamydia



Editor-chefe
Roberto Rocha Giraldez

Co-editores
Bruno de Souza Paolino
Humberto Graner Moreira
Patricia Guimarães
Viviane Zorzanelli Rocha

Vídeo
Raul Gomes

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2014 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br