Publicidade:





Notícias

<< Home

CONSERVE: O uso de angiotomografia coronária na indicação de cinecoronariografia na angina estável

Prof. Dr. Roberto Rocha Giraldez

 

Durante a manhã desta segunda-feira no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Roma, o Prof. Hyuk-Jae Chang da Faculdade de Medicina Yonsei na Coreia do Sul apresentou os resultados do estudo CONSERVE (Coronary Computed Tomographic for Selective Cardiac Catheterization) mostrando que em portadores de angina estável sintomática com suspeita de doença arterial coronária (DAC), o uso preliminar de angiotomografia coronária (ATC) não-invasiva reduziu a realização de cinecoronariografia sem aumentar a incidência de eventos adversos.
 
Dados do registro ACC/NCDR demonstram que, aproximadamente 62% dos pacientes com indicação de cinecoronariografia não apresentam DAC obstrutiva grave e, quase 40% não demonstram qualquer obstrução vascular. A ATC é um método não-invasivo eficiente para se excluir o diagnóstico de DAC e predizer eventos adversos. Assim, o objetivo do estudo CONSERVE foi avaliar se o uso da ATC antes da cinecoronariografia poderia reduzir procedimentos desnecessários sem alterar a evolução dos pacientes.
 
O ensaio clínico CONSERVE selecionou 1,503 pacientes com angina estável sintomática e suspeita de DAC sem indicação de coronariografia de urgência para realizar cateterização seletiva pós-ATC ou direta. O desfecho primário do estudo foi composto de morte cardiovascular, infarto do miocárdio, hospitalização por causas cardiovasculares, AVC, angina instável ou revascularização de urgência. 
 
A realização de ATC antes da cinecoronariografia reduziu em 78% a necessidade do procedimento invasivo (170 vs. 731 coronariografias; P<0,001). De forma similar, a ATC pré-coronariografia reduziu significativamente a realização de angioplastias (80 vs. 125; P<0,001). A despeito disso, depois de 12 meses de seguimento, a incidência de eventos cardiovasculares adversos foi de 4,6% em ambos os grupos (HR 0,99; IC95% 0,62-1,58;P=0,95). Não houve diferenças em relação a qualquer componente da meta primária. Os sangramentos e a necessidade de transfusão também foram similares entre os grupos a despeito da maior frequência do procedimento invasivo no grupo angiografia direta. A diminuição dos procedimentos invasivos determinou uma queda significativa dos custos no grupo coronariografia seletiva (US$ 3.338/pte vs. 6.740/pte; P<0,001). 
 
Em conclusão, o estudo CONSERVE demonstrou que em pacientes sintomáticos com suspeita de DAC e indicação de cinecoronariografia, o uso de uma estratégia com a realização de ATC antes do cateterismo determinou uma redução de procedimentos desnecessários e de seus custos associados com similar evolução clínica. 

 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados

© Copyright 2016 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br