Esquetes alertam para risco de morte súbita

Atividade da SBC/Funcor-RS ensina população a socorrer vítimas de parada cardíaca

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, sendo associadas a vários fatores de risco como fumo, pressão alta e diabetes. Para prevenir a morte súbita por parada cardíaca, o Fundo de Aperfeiçoamento em Pesquisa do Coração, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/Funcor–RS) fará esquetes ensinando como socorrer vítimas. A atividade será amanhã, 25, em dois horários: às 11h30min, no Lago Negro, e às 17h30min, na Rua Coberta (Centro). A ação faz parte do IV Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, que reuniu 600 participantes desde o dia 23, no Centro de Eventos do Hotel Serrano (Gramado).

Conforme o cardiologista Marcelo Rava de Campos, instrutor de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, "a parada cardíaca é irreversível em muitas situações, mas se for tratada com rapidez e choques elétricos é possível recuperar os batimentos". Os esquetes de amanhã serão realizados por especialistas, enfatizando o ensinamento da população no atendimento básico da parada cardíaca além do uso do desfibrilador externo automático - um aparelho pequeno, leve e de uso muito fácil por pessoas leigas. Numa parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, "a iniciativa visa educar a população para o reconhecimento dos casos e como agir diante desta situação", frisa o diretor do SBC/Funcor-RS, cardiologista Ricardo Stein.

Projeto de lei - Tramita no Congresso Nacional projeto de lei do senador Tião Viana (PT/AC), que regulamenta a disponibilidade obrigatória de desfibriladores externos automáticos em locais com grande circulação de público, bem como o treinamento de pessoas que trabalhem nestes locais.

Números – São registrados no Brasil cerca de 300 mil mortes súbitas cardíacas por ano, 821 por dia. Tendo em vista que a parada cardíaca exige rapidez para tentar ser revertida, uma vez que, para cada minuto que passa sem a desfibrilação, perde-se cerca de 10% de chance de ressuscitar a vítima, a população deve ser instruída para auxiliar nestes casos", enfatiza Rava de Campos.

Congresso - O IV Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca - promovido pelo Grupo de Estudos de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – tem 600 inscritos, 65 conferencistas brasileiros, cinco estrangeiros, 25 estandes de laboratórios e empresas de equipamentos, além de 95 trabalhos científicos que serão apresentados sob a forma de pôsteres e apresentação oral.


Voltar