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ENTREVISTA SOBRE CONFERÊNCIA DE DOUGLAS PARKER VAI AO AR QUASE “ON LINE”

Um resumo da conferência de abertura do 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia pode ser acompanhada, algumas horas depois de sua apresentação, no Portal da SBC. O feito é da equipe do “Cardiosource” que, pelo terceiro ano consecutivo, trabalha durante o evento entrevistando os principais conferencistas e preparando resumos de 5 a 7 minutos de cada conferência, disponibilizadas em seguida através da Internet.

“Não somos jornalistas, mas sim cardiologistas”, explica Bruno Paulino, um dos elementos da equipe, para explicar que as entrevistas que fazem não se destinam ao leigo, mas são científicas, voltadas efetivamente para um público de cardiologistas. Essa tendência a usar profissionais da Medicina para as entrevistas não é nacional, os norte-americanos, que iniciaram a divulgação “on line” dos congressos, começaram com jornalistas e mudaram para médicos como entrevistadores, ao comprovarem que o público que atingiam era só de profissionais de Saúde.

A equipe do Cardiosource presente no Congresso de Belo Horizonte foi comandada por Roberto Rocha Giraldez, e integrada, além de Bruno Paulino, por Ricardo Moraes, Antonio Bacellar e Humberto Granner.

Essa mesma equipe trabalhou no Congresso Europeu, onde entrevistaram 20 dos conferencistas mais importantes e o ideal, diz Ricardo, é ficar nesse número. Como cardiologistas eles analisam a programação, discutem quais os temas ou os especialistas mais atrativos, e logo após a apresentação da conferência se reúnem com o palestrante e o filmam, usando uma EX-1 da Sony, cuja gravação é imediatamente injetada na Internet. Quem quiser assistir, tem que entrar no Portal www.cardiol.br e ir para o ícone do Cardiosource.

Os próprios entrevistadores acabam funcionando também como uma espécie de “Ibope” do programa, ao falarem com médicos que acompanham o programa e que dão sua opinião, se as explicações estão claras, se o programa está curto ou longo, se alguma pergunta importante deixou de ser feita, e é com base nessa análise “mouth to mouth”, que o Cardiosource vai melhorando.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz

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