A terceira edição do “Pocket Book” com dez Diretrizes da SBC foi distribuída durante o 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Belo Horizonte.
O livreto, que reúne os conhecimentos atualizados sobre os diversos temas está tão valorizado pelos cardiologistas, que os 14 mil exemplares disponíveis foram disputados como “pãozinho quente”, no dizer de um médico. O motivo, segundo o coordenador de Normatizações e Diretrizes da SBC, Jadelson Andrade, é a praticidade da obra, que realmente cabe no bolso e cujo formato foi tão bem escolhido, que a Sociedade Européia de Cardiologia decidiu adotar o modelo brasileiro.
A nova versão inclui seis Diretrizes lançadas em 2010, a Diretriz atualizada sobre Hipertensão Arterial e, pela primeira vez, uma Diretriz Internacional, de Cardiogeriatria, preparada em conjunto pela SBC e pela Sociedade Americana de Cardiogeriatria. A obra inclui também a IV Diretriz sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST, a III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica, as Diretrizes Brasileiras de fibrilação Atrial, a II Diretriz Brasileira de Transplante Cardíaco, as Diretrizes das Indicações da Ecocardiografia, entre outras.
Para preparar o documento, Jadelson contou com o apoio de Iran Castro, Mariana Deway Andrade e Leonardo Vieira, envolvidos diretamente no trabalho, bem como de dezenas de editores, do Conselho de Diretrizes e de centenas de especialistas que colaboraram enviando sugestões, fazendo revisões, num labora que demorou um ano.
O objetivo é fazer com que o tratamento cardiológico oferecido nos grandes centros e nas mais afastadas cidades brasileiras seja normatizado, tanto no que diz respeito à valorização dos sintomas, aos exames a serem solicitados, ao diagnóstico e ao tratamento. “Queremos uniformizar a conduta cardiológica no Brasil”, resume Jadelson.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2010 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br