68º Congresso da SBC deverá ter número recorde de participantes
Quase oito mil congressistas são esperados. Expositores,
acompanhantes e organizadores de eventos elevarão participantes
a cerca de 12 mil
Além da imensa importância científica, o Congresso Brasileiro de
Cardiologia, no Rio de Janeiro, tem grande relevância econômica.
Só de diárias de hotéis serão despendidas 25 mil, mais de 100
veículos entre ônibus, vans e automóveis serão empregados no
transporte dos congressistas e 100 empresas expositoras ocuparão
uma área de 3.000 m² para a exibição de produtos.
Esses números, revelados pelo diretor financeiro da SBC, Eduardo
Nagib Gaui, ilustram o trabalho dos organizadores do evento.
“Tudo implica longas discussões com os hotéis para conseguir
tarifas mais baixas numa das cidades cuja rede hoteleira
tradicionalmente tem preços altos”, explica.
Negociações com as empresas transportadoras e ainda reuniões com
a administração do Riocentro, que teve que sofrer adaptações
para atender as necessidades da SBC, principalmente em relação
ao número de auditórios.
Características específicas
As necessidades são as mais variadas possíveis, desde
contratação de tradutores simultâneos em número suficiente para
cobrir todas as conferências feitas em inglês e espanhol, por
exemplo, até negociação com restaurantes para escolher qual a
empresa que oferecerá refeições aos congressistas e com que tipo
de cardápio e a que preço, passando pelo convite, confirmação e
emissão de passagens aéreas para os convidados internacionais.
A organização de um congresso desse porte é tão complexa, que o
staff da SBC e o do presidente do Congresso, Roberto Esporcatte,
começaram a programá-lo ainda em 2011.
Viabilização econômica
O problema não é apenas contratar os serviços, conta Eduardo
Nagib, mas viabilizar economicamente o evento, que é
extremamente caro, mantendo porém o valor das inscrições num
nível razoável para os associados. Para isso a venda das áreas
para os estandes dos expositores é muito importante e realizada
sempre num evento para o qual são convidados os gerentes de
marketing das empresas que têm interesse na cardiologia. “Também
é importante a realização de simpósios satélites, serão 15 no
Congresso”, lembra Esporcatte, e demais atividades científicas
patrocinadas.
Trabalho constante
Para os organizadores do congresso anual da SBC, o momento em
que ele finalmente começa, com o credenciamento dos inscritos e
o início das conferências, é apenas um instante de satisfação,
de sentimento de dever cumprido, que imediatamente é substituído
pela preocupação com o novo Congresso, pois começa a contagem
regressiva para o Congresso Brasileiro de Cardiologia de 2014.
Fonte: Jornal SBC 129 -
abril 2013
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