Placeholder image

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONGRESSO


A princípio, agradeço à comissão organizadora e à Sociedade de Cardiologia do Distrito Federal pela indicação do meu nome para presidente do Congresso da SBC-DF. Igualmente, também parabenizo todos àqueles responsáveis pela possibilidade de termos sediado o Congresso da SBC em 2014 e às últimas diretorias pela excelente gestão dos recursos financeiros, tornando a SBC-DF superavitária e desta forma, facilitando a execução do atual Congresso da SBC-DF.

O tema deste evento será Prevenção e Longevidade. Este assunto, extremamente contemporâneo, interessa a todos nós, tanto como indivíduos, quanto profissionais. Coincidentemente, foi assunto de capa da revista Time recentemente (The Longevity Issue). Sabemos que o ser humano não é “refém” de sua genética, que os fármacos disponíveis embora promovam redução de risco cardiovascular, ainda resta significativo risco residual e finalmente que a adoção de um estilo de vida saudável é responsável por grande parte do sucesso da prevenção, ainda que a mudança do comportamento autodestrutivo seja exceção e não a regra.

Logo, ainda há muito a aprender e muitos desafios a serem solucionados. Portanto, este congresso será de extrema valia para o aprendizado de novos conceitos, ferramentas e estratégias, com o intuito de não somente gerar informação relevante, mas também, traduzir o conhecimento em efetividade para o indivíduo sob cuidados médicos, resultando em menor morbimortalidade e consequente maior longevidade de qualidade. Afinal, como disse Benjamin Disraeli: “A vida é muito curta para ser pequena”.


Dr. Luciano Vacanti
Presidente do XXI Congresso de Cardiologia de Brasilia


MENSAGEM DO PRESIDENTE DA SBC-DF


Este ano estaremos realizando o XXI Congresso Brasiliense de Cardiologia nos dias 23 a 25 de Junho de 2016.

A diretoria atual da SBC do Distrito federa está trabalhando intensamente para proporciona-lhes um grande evento cientifico e social. O tema será “Prevenção e Longevidade”. Esperamos reunir os cardiologistas, assim como todos os colegas de outras especialidades com o objetivo de aprender, discutir, trocar experiências e reciclar seus conhecimentos.

Brasília hoje oferece várias atrações turísticas, além do turismo cívico e ecoturismo em cidades próximas como Pirenópolis e a Chapada dos veadeiros, esperamos com isso atrair os colegas de outras regiões do país para abrilhantar o nosso evento.

É com grande satisfação que aguardamos os colegas para participarem da nossa programação científica e com a certeza de que faremos uma grande confraternização.


Dr. José Roberto Barreto Filho
Presidente da SBC-DF