Congressista,
confirme aqui sua inscrição
Busca no Congresso


Notícias


Curitiba será a primeira cidade do país a conhecer o “Museu do Coração”

A primeira exposição do Museu do Coração no território nacional será inaugurada às 18h30 do próximo sábado (6 de setembro), no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, em Curitiba. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cardiologia e coincide com o início do 63º congresso da entidade, que reúne mais de 6mil cardiologistas na capital paranaense.

Concebido para mostrar como se leva uma vida cardiologicamente saudável e não apenas para ser um registro da memória da cardiologia, o museu será um espaço interativo onde todas as gerações terão muito a aprender sobre o coração. O museu pretende ajudar a reduzir as 300 mil mortes que o Brasil registra a cada ano por causa de doenças cardiovasculares, o que torna o coração o maior responsável pelos óbitos de brasileiros. A explicação é do diretor de Qualidade Profissional da SBC, Emílio Cesar Zilli, que recebeu todo o apoio da primeira-dama, Maristela Requião.

O cardiologista explica que a sede definitiva do museu será no Rio de Janeiro, mas que a partir deste ano será feita a exposição Itinerante, cujo tema é “O que os olhos vêem, o coração sente”, mostra preparada conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Sociedade Paranaense de Cardiologia.

A exposição estará aberta de 6 a 10 de setembro das 10 às 19 horas e dezenas de escolas já inscreveram seus alunos, que serão levados ao museu por ônibus contratado pela SBC. Na mostra, os visitantes conhecerão a história da cardiologia no Paraná, apresentada através de painéis que mostrarão a evolução através dos tempos, as novas conquistas tecnológicas e os avanços da ciência. Destaque especial para três cardiologistas pioneiros do Estado, Arnaldo Moura, Iseu Affonso da Costa e Gastão Pereira da Cunha.

Estarão expostos também uma réplica do primeiro estetoscópio, feito de madeira, os primeiros eletrocardiógrafos, os aparelhos de circulação extracorpórea feitos para bombear o sangue durante os primeiros transplantes cardíacos e os esfigmomanômetros, isto é, equipamentos com os quais se media a pressão arterial, na perna dos pacientes.

Para a criança, porém, o que terá maior interesse será a maquete de um coração, com sua anatomia e funcionamento e corações de pelúcia em tamanho natural do ser humano e de vários animais, da girafa, da tartaruga, do tubarão e do cavalo, com indicação do peso real de cada um.

Os visitantes poderão ainda usar computadores para escolher músicas que falam do coração e saberão sobre o simbolismo do coração, apresentado a partir do quadro “Sagrado Coração”, pintado pelo pintor modernista brasileiro Di Cavalcanti.

A exposição dará o maior destaque aos fatores de risco para o coração, isto é, os hábitos e condições que levam a um infarto, entre os quais o fumo, a diabetes, a pressão alta, a falta de exercício físico, etc. E, em vídeos apresentados na mostra, as pessoas verão como ocorre um “ataque cardíaco”, o que sucede nas coronárias e os efeitos do bloqueio dessas artérias no coração e no organismo.

À saída da exposição, será possível visitar uma feira, onde cada pessoa conhecerá sua pressão, nível de colesterol e o risco efetivo de ter um problema cardíaco no futuro, se não adotar hábitos saudáveis de vida.


Fonte:
Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável:
Luiz Roberto de Souza Queiroz

 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2007 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | Contato