Congressista,
confirme aqui sua inscrição
Busca no Congresso


Notícias


“Pocket Book” traz as Diretrizes aos Cardiologistas brasileiros

Mais de 11.000 “pocket books” com as orientações completas sobre diagnóstico, exames complementares e tratamento dos principais problemas cardiológicos começa a ser distribuído aos profissionais presentes ao 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
 
A iniciativa, que é pioneira, foi anunciada pelo Coordenador de Normatização e Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Jadelson Andrade. “As Diretrizes selecionadas para o pocket dizem respeito a hipertensão arterial, dislipidemia e prevenção de ateroesclerose angina instável, infarto do miocardio e mais SEIS outros problemas básicos”, explica o médico, e englobam o mais moderno conhecimento científico baseado em evidencias sobre cada problema.

Jadelson explica que como a Cardiologia evolui diariamente, com novas pesquisas, descobertas, procedimentos e mesmo com a divulgação de estatísticas sobre o resultado de cada procedimento, fica muito difícil a um cardiologista acompanhar toda a evolução sobre “o estado da arte” de cada uma destas situações clinicas, bem como separar o que é um tratamento sem evidencias cientificas de outro que foi comprovadamente eficaz. “Por isso compõe o escopo de realização das diretrizes especialistas altamente qualificados em cada assunto, coordenado por editores e relatores que, ao longo de meses de estudos e debates, prepararam cada Diretriz”, explica ele.

No “pocket book” com o resumo das Diretrizes, o médico cardiologista de qualquer lugar do país tem a oportunidade de avaliar, diagnosticar e tratar os seus pacientes baseado nos conhecimentos produzidos pelas diretrizes. O documento indica em seguida diante de cada resultado, que atitude o médico deve adotar, qual o procedimento recomendado, a medicação e doses a serem adotadas e o resultado esperado.
 
“A distribuição dos Pockets a todos os cardiologistas associados não apenas fará com que eles atendam a seus pacientes com a maior eficiência possível”, diz Jadelson, mas vai garantir igualmente uma uniformidade de atendimento no Brasil inteiro. Com o “pocket book” em mãos, diz ele, o cardiologista da menor cidade de um distante estado brasileiro terá condições de oferecer a seus pacientes um tratamento tão eficiente como receberia se estivesse internado num grande serviço cardiológico de uma Capital como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, ou Porto Alegre dentre outras. E para Jadelson, é esse o objetivo maior da entidade que representa, multiplicar e difundir o conhecimento em favor da população brasileira, para reduzir a grande mortalidade que as doenças cardiovasculares ainda causam no País.
 
Para os cardiologistas que participam do Congresso, o setor de Normatização e Diretrizes montou a “Sala de Diretrizes” na qual, ao longo de todos os dias do Congresso, os relatores das Diretrizes se sucederão em apresentações de 30 minutos, seguindo-se um debate de outros 30 com os cardiologistas inscritos. “Após cada sessão, os médicos interessados podem se dirigir aos computadores na sala ao lado para um teste do que sabem sobre o tema e melhor, se acertarem a maior parte das perguntas, recebem um prêmio na hora”.


Fonte:
Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável:
Luiz Roberto de Souza Queiroz

 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2007 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | Contato