Congressista,
confirme aqui sua inscrição
Busca no Congresso


Notícias


Congresso de Cardiologia tem simpósio sobre benefícios do vinho

Os benefícios dos flavonóides existentes no vinho tinto e que protegem contra a aterosclerose são tão importantes, que o 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que se realiza em Curitiba, inclui um simpósio especificamente sobre Vinhos e coração.
 
O evento, realizado durante todo o sábado (dia 6), vai se aprofundar nas pesquisas sobre quantidade e qualidade do vinho, relacionando-as com os benefícios cardíacos. A explicação é do diretor da SBC, Miguel Antonio Moretti. Ele relembra que há muitas evidências de que a dieta dos europeus, que consomem habitualmente vinho e azeite de oliva, reduz o risco de aterosclerose e, para os pacientes que já tem problemas de aterosclerose.

“A discussão no Congresso de Cardiologia é sobre a quantidade a ser ingerida e a qualidade do vinho para se conseguir os efeitos benéficos”, explica Moretti, e por isso as mais recentes pesquisas sobre o tema serão discutidas com os cardiologistas presentes ao evento.

Moretti especifica palestras e debates marcados para o início da tarde, como “o vinho como remédio para o coração e a alma”, “vinho e coração: análise das evidências”, “vinho e comida, cada vez mais interligados” e a última discussão, “o que precisamos saber para escolher um bom vinho, na hora certa e com a pessoa certa, sem ser um expert?”

Esse tema foi incluído, explica o médico, porque grande parte dos cardiologistas é constituída de apreciadores de um bom vinho e, para aliar a discussão científica com o prazer do paladar, o “II Simpósio DASA de imagem e vinhos” termina às 17 horas com uma sessão de degustação de vinhos.


Fonte:
Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável:
Luiz Roberto de Souza Queiroz

 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2007 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | Contato