Congressista,
confirme aqui sua inscrição
Busca no Congresso


Notícias


Sociedade de Cardiologia começa a credenciar hospitais

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre tornou-se um dos primeiros hospitais oficialmente credenciados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para a formação de médicos especialistas em coração.

O credenciamento, até agora restrito a nove instituições de seis Estados brasileiros, começou a ser feito por treze professores de Cardiologia que integram a Comissão do Título de Especialista da SBC. Eles verificam se as instituições candidatas seguem normas semelhantes aos do programa de residência médica, se há garantia das necessárias atividades de ensino seja teórico, seja prático, os recursos humanos e físicos para qualificar os futuros cardiologistas e, após uma avaliação acurada, concedem o credenciamento, válido por cinco anos.

Foram credenciados o Hospital e Maternidade Angelina Caron, de Campina Grande do Sul, no Paraná, o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – Fundação Adib Jatene, de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo – EPM, de São Paulo, a Universidade Federal do Paraná, de Curitiba, o Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência, de São Paulo, o Hospital Santa Maria, de Teresina, o Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, no Paraná, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, a Fundação Bahiana de Cardiologia, de Salvador, o Hospital Ana Nery, de Salvador e a Universidade Federal da Bahia – Hospital Universitário Professor Edgard Santos, de Salvador.
 
Para o presidente da Comissão, João Fernando Monteiro Ferreira, o credenciamento das instituições capacitadas é uma garantia da qualidade assistencial oferecida ao paciente brasileiro, que tem todo o direito de ser atendido por cardiologistas muito bem preparados e atualizados.

Justamente para garantir essa permanente atualização, a Comissão promoveu um encontro com os presidentes das Sociedades Estaduais de Cardiologia, cujo objetivo é dar uma nova formatação ao Curso Nacional de Reciclagem, que tanto recicla os especialistas, atualizando-os sobre novas técnicas, procedimentos e medicamentos, como também serve como uma espécie de curso preparatório para quem pretende fazer a Prova de Título.

O resultado do debate com as entidades estaduais resultou num curso mais compacto, de Imersão Total em Cardiologia, padronizado e que pode ser assumido por qualquer sociedade dos Estados de forma acessível.

As sociedades interessadas em realizar o Curso, que até agora era limitado a 4 Estados, podem entrar no site www.cardiol.br e no ícone “Título de Especialista” está disponível toda a informação sobre como se candidatar à montagem do curso em qualquer cidade.


Fonte:
Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável:
Luiz Roberto de Souza Queiroz
 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2007 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | Contato