Congressista,
confirme aqui sua inscrição
Busca no Congresso


Notícias


Evandro Mesquita corrige notícia sobre parâmetros de qualidade

O Dr. Evandro Tinoco Mesquita, que participou juntamente com o dr. Emilio Cesar Zilli do Fórum de Qualidade Assistencial, enviou uma carta a Jean-Louis Peytavin, editor do jornal que circulou no Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, corrigindo os termos do artigo sobre parâmetros de qualidade da Cardiologia.

No documento em que assinam os dois médicos, eles afirmam que “Ao contrário do que se depreende do título da matéria sobre os parâmetros de qualidade da Cardiologia Brasileira, publicada na edição do dia 9 do “Diário do Congresso”, a SBC vem desenvolvendo uma série de ações para a melhoria da qualidade, que deve ser aprimorada com a introdução de indicadores de qualidade assistenciais, para que seja possível a comparação do desempenho dos diferentes hospitais do Brasil e serviços de saúde com os Centros de Excelência.
 
Tanto é verdade que ainda recentemente a Comissão de Título começou a credenciar os serviços que, após profunda verificação, se verificou terem o nível necessário para formarem cardiologistas.

A divulgação dos resultados da assistência é hoje um compromisso que a SBC há de assumir para o público em geral, permitindo ao leigo que escolhas transparentes dos serviços de Saúde que adotem as Diretrizes e parâmetros (indicadores) da SBC e que apresentem resultados assistenciais de excelência.

A Sociedade Americana de Cardiologia vem realizando esta forma de avaliação e divulgando para os leigos os hospitais que apresentam adesão às suas Diretrizes e premiando as instituições que adotem suas recomendações na prática clínica.

No “Circulation” deste mês a Sociedade Americana de Cardiologia publica dois artigos, um endereçado ao leigo e outro ao cardiologista, informando como utilizar os dados disponíveis para o público em geral, sobre a performance dos hospitais em relação ao infarto , insuficiência cardíaca e cirurgia do coração, documento este disponível no site da entidade, por iniciativa do Serviço de Saúde americano.
 
A falta de informações sobre o desempenho do Sistema de saúde e da Qualidade Assistencial no Brasil foi um dos pontos abordados com ênfase na palestra no último Congresso, salientando o papel dos cardiologistas e da SBC em liderar a bandeira da Qualidade Assistencial em nosso meio.
 
Não há medicina cardiovascular de excelência sem resultados que possam ser mensurados, públicos e livremente comparados. Portanto o evento conjunto com o American College of Cardiology reforça a importância na formação do cardiologista, da gestão médico-assistencial e da introdução nos Congressos da capacitação na área da Ciência da Qualidade, além de ser essa uma interface com as equipes de enfermagem.
 
As experiências do Hospital Pró-Cardíaco, do Hospital Albert Einstein, do Hospital Mãe de Deus, e do Hospital Universitário de Porto Alegre são exemplos de instituições que hoje estão engajadas na disseminação dos conceitos de qualidade e segurança na assistência.


Evandro Tinoco Mesquita
Emilio Cesar Zilli

 

Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2007 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | Contato