Notícias

CONGRESSO DE CARDIOLOGIA LOTA REDE HOTELEIRA DE SALVADOR


Toda a grande rede hoteleira de Salvador está lotada para o início do “64º Congresso Brasileiro de Cardiologia”, o segundo maior evento da especialidade no mundo e que, este ano, trará cerca de 12 mil pessoas a Salvador, um recorde histórico, segundo o presidente da Comissão de Infra-Estrutura do Congresso, o cardiologista Jadelson Pinheiro Andrade. O evento começa dia 12, mas já na véspera haverá atividades do Pré-Congresso, no Centro de Convenções de Salvador, que inclusive foi reformado e ampliado para dar mais condições ao evento, que usará simultaneamente várias salas para as conferências, apresentações, mesas-redondas e debates previstos na vasta agenda científica.

“Embora o Congresso seja brasileiro, a crescente globalização, que também atingiu a Medicina, fará com que venham ao Brasil delegações dos mais diversos países”, diz ele, que cita a delegação do American College of Cardiology, da American Heart Association, ambas dos Estados Unidos, delegação da Espanha, da França, uma delegação importante de Portugal, com quem o Brasil trabalha intimamente, inclusive tendo em vista os problemas cardiológicos da África e também delegações dos países sul-americanos. É que para cardiologistas do Chile, do Peru, da Argentina, do Uruguai e países próximos, o Congresso é uma oportunidade única de assistir a conferências dos mais famosos especialistas mundiais, sem precisar ir à terra natal dessas sumidades.

Para Jadelson, são muito poucas as Capitais brasileiras que têm condições de abrigar um evento de tal porte. Só de congressistas, ele espera mais de 6.000, tantos foram os pré-inscritos, além de representantes dos laboratórios e de fábricas de insumos e equipamentos, que montarão uma exposição com as últimas novidades tecnológicas, no próprio recinto do Centro de Convenções. São esperados também profissionais de outras especialidades, pois cada dia mais o tratamento dos cardiopatas envolve disciplinas afins, o que leva o cardiologista a trabalhar juntamente com fisioterapeutas, endocrinologistas, nutricionistas, informáticos e até engenheiros.

O cardiologista explica que a Informática, cada vez mais presente nas salas de cirurgia, nas UTIs e seu largo emprego na pesquisa, é apenas um dos aspectos inovadores da Cardiologia, de que um grande exemplo é o francês Alain Carpentier, maior especialista em reparo da válvula mitral e o homem a quem o mundo deve a invenção da cirurgia robótica.
 
Todos os grandes nomes entre os 11.000 cardiologistas filiados à SBC estarão presentes, inclusive Roberto Kalil, especialista que tem como um de seus pacientes o presidente da República. “Os cardiologistas que não puderem comparecer ao Congresso poderão acompanhar o Congresso Virtual, através da Internet, que vai apresentar 40 horas das principais palestras pronunciadas no Congresso”, enfatiza Jadelson Andrade, uma realização do setor de Informática da SBC que se repete agora, depois de ter levado ao ar um resumo virtual do Congresso Europeu de Cardiologia, que terminou há pouco em Barcelona, na Espanha.


Fonte: Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável: Luiz Roberto de Souza Queiroz
 

Voltar

 
 
Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados © Copyright 2007 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | Contato